segunda-feira, 29 de março de 2010

OAB/RS conclama advogados para participar da formulação do projeto de cooperativa da classe

Os profissionais de todo o Estado, especialmente os das subseções, estão sendo convidados a enviar e-mails com sugestões para o desenvolvimento da iniciativa e a participar do grupo de trabalho que tratará da implementação da cooperativa.
O presidente e o vice-presidente da entidade, Claudio Lamachia e Jorge Fernando Estevão Maciel, receberam o vereador de Porto Alegre, Reginaldo Pujol, e a advogada Márcia Hainen, na sede da OAB/RS. Na ocasião, também estavam presentes os conselheiros seccionais Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (coordenador das subseções) e José Luiz Seabra Domingues.
O tema do encontro foi a proposta de desenvolvimento de uma cooperativa de crédito para os advogados.
Lamachia destacou que a OAB/RS busca priorizar, nesta segunda gestão, a implantação do sistema de cooperativa dos advogados gaúchos. “Vamos dialogar com a classe sobre a conveniência de estruturar a cooperativa. Nesse sentido, os advogados de todo o Estado, especialmente os das subseções, estão sendo conclamados a enviar e-mail com sugestões para o projeto e a participar do grupo de trabalho que tratará da implementação da cooperativa”, destacou o presidente da Ordem gaúcha. Os e-mails devem ser encaminhados diretamente para gabinetedapresidencia@oabrs.org.br.
Conforme o vice-presidente da entidade, com a criação de um grupo de trabalho para tratar desse assunto, será agendada uma reunião, visando iniciar um plano de ação para discutir e desenvolver um projeto de cooperativa. “Logo após a formulação da proposta concreta pelo grupo de trabalho, o projeto será submetido à análise do Conselho Seccional”, salientou Maciel.
“Para o advogado, haveria um canal de crédito diferenciado e que traria retorno para ele e para a sua entidade. Os profissionais em início de carreira teriam facilidades para a montagem do primeiro escritório e outros financiamentos. A OAB/RS tem um potencial de associados muito grande, e isso deve ser salientado para a formatação da cooperativa da advocacia”, ressaltou Lamachia.
Tema foi discutido com Cooperativa Sicredi Ajuris
Para trocar experiências sobre o sistema de cooperativa, o presidente da OAB/RS recebeu o dirigente da Cooperativa Sicredi Ajuris, juiz Pedro Luiz Pozza, no dia 19 de janeiro, na sede da seccional.
O objetivo do encontro foi discutir sobre o funcionamento e a rentabilidade da cooperativa dos magistrados, a fim de incorporar sugestões para o projeto de uma cooperativa da advocacia. Na ocasião, Pozza explicou os detalhes da iniciativa da Ajuris, que existe há 10 anos.
Fonte: OAB/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário